A Equipe Técnica e Diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) conjuntamente com o CONLESTE maranhense, realizaram (2) dois importantes eventos com os municípios do território do Consórcio. Eventos com a presença dos Prefeitos e Prefeitas, dos Secretários Municipais e Assessores das prefeituras, como também Vereadores e Lideranças municipais.
AGENDA:
Em Rosário/MA, no dia 24 de abril de 2018.
Em CHAPADINHA/MA, no dia 26 de abril de 2018
.
A comitiva da Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua visitando cidades do interior do país para reforçar a importância da participação de todos os gestores com forma de fortalecer ainda mais o movimento municipalista. Representantes da entidade estiveram no Maranhão para realizar juntos aos municípios mais edições do “Ação Municipalista”. Nos eventos estavam presentes o Primeiro Secretário da entidade representando a CNM, EDUARDO TABOSA, Assessor Técnico, ALEX CARNEIRO e EDUARDO STRANZ, nos encontros teve a participação expressiva de gestores municipais. Nos eventos a CNM reforçou a necessidade da presença de todos os gestores na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios para que as demandas das cidades avancem. A mobilização acontece entre os dias 21 e 24 de maio na Capital Federal (Brasília).
Os representantes da CNM Destacaram, que acreditam na mobilização em Brasília e deve trazer muitos resultados positivos para os Municípios. Entre elas, a decisão imediata do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos royalties do petróleo. “Muitas das pautas que defenderemos em Brasília poderão dar bons frutos para o futuro, mas o recurso que acreditamos que pode entrar nas contas das prefeituras viria com a derrubada da liminar no STF”.
Temas abordados nos eventos:
Pauta com o Governo Federal;
Pauta com o Congresso Nacional;
Pauta com o Judiciário – STF;
Mobilização para Marcha do Municipalismo – Brasília.
Falas dos Prefeitos e Prefeitas:
IRLAHI LINHARES, Prefeita de Rosário, anfitriã do evento do dia 24, destacou a importância de os Municípios estarem mais unidos buscando a integração das ações comuns com afirmação da proposta das compras consorciadas.
MAGNO BACELAR, Prefeito de Chapadinha, anfitrião do evento do dia 26, falou da necessidade dos Municípios se unirem para cobrar melhor distribuição dos recursos no país e o Consórcio CONLESTE, a FAMEM e a CNM são os caminhos para esta articulação institucional e representativa.
O prefeito do Morros SIDRACK FEITOSA e Presidente do CONLESTE maranhense, presente no evento de Rosário, na sua fala destaca que os municípios passam por um momento muito difícil na gestão financeira, administrativa e institucional, que a política nacional vem agravando cada vez mais os municípios. Mas entende que uma das saídas é a união, o planejamento estratégico dos municípios em consonância com a realidade regional buscando soluções através do Consórcio.
O prefeito de Paulino Neves ROBERTO MAUÉS e diretor do CONLESTE maranhense, presente no evento de Chapadinha, destacou que estes eventos são importantes e que os municípios precisam pautar demandas em conjunto, unidos para o resultado do desenvolvimento regional e que o Consórcio é uma das saídas importantes para os municípios.
Os prefeitos e Prefeita presentes nos dois eventos tem uma questão em comum, e destacam: “As verbas estão concentradas em Brasília, mas o cidadão vive é no Município. A cada ano são repassadas mais obrigações para as prefeituras e menos recursos”, todos os gestores confirmaram participação na Marcha.
Parceria que dá certo:
Os eventos “Ação Municipalista” teve a parceria na mobilização e organização do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (CONLESTE), da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e das prefeituras diretamente de Rosário e Chapadinha.
O Secretário Executivo do CONLESTE maranhense OZENILDO CORREIA esteve presente nos 2 eventos com a Equipe Técnica (Mariana Sousa e Claudio Fernando). Na sua fala registrou que o Consócio precisa fazer estes eventos mais vezes, pois os Prefeitos e Prefeita precisam dialogar mais e estes encontros proporcionam isso, cada município tem seus problemas, mas o consórcio CONLESTE maranhense pode buscar soluções estratégicas das ações comuns, soluções intermunicipais. Agradeceu a CNM. Disse: Tenho a certeza que esta parceria dar certo e a FAMEM tem um papel importante nisto, articulação política e planejamento de mobilização, com assessoria e consultoria aos municípios para orientações dos programas e projetos. CNM; FAMEM; CONLESTE e Prefeituras juntos para soluções dos gargalos de gestão e desenvolvimento.