top of page

Agenda - UEMA, CONLESTE maranhense e BNB-Banco do Nordeste em Reunião Institucional no Gabinete do R

Nesta segunda-feira, dia 16 de Abril de 2018, em São Luís, na Universidade Estadual do Maranhão, o Reitor – Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa recebeu em seu Gabinete o Secretário Executivo do CONLESTE maranhense, Ozenildo José Pereira Correia e o Gerente de Negócios com Governos – Superintendência do Baco do Nordeste César Ney Teixeira de Oliveira, estavam presentes na reunião o Coordenador do LABEX/UEMA Prof. Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos e o Assessor de Comunicação o senhor

Maciel da Silva representando o Prefeito de Morros e Presidente do CONLESTE, SIDRACK SANTOS FEITOSA. Na reunião foi tratado sobre o fortalecimento do Curso de Agro ecologia para Juventude Rural que está acontecendo em 24 municípios do Maranhão através do Centro de Ciências Agrárias/UEMA com a coordenação e execução do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX/UEMA.


Este curso foi demandado e planejado pelos CODETERs - Colegiados de Desenvolvimento Territorial, conjuntamente do LABEX/UEMA com a participação do Consórcio Público Intermunicipal - CONLESTE maranhense e das Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Educação, e dos Fóruns de Juventude nos territórios. Tem como objetivo principal proporcionar uma capacitação/formação técnica para a juventude rural (foco da educação do campo) e garantir aos municípios a construção de uma rede de jovens fortalecidos para uma produção de alimentos saldáveis com quantidade, qualidade e regularidade.


A proposta de parceria do BNB é que os jovens ao final do curso tenham um projeto de crédito que possibilitará o foco do empreendedorismo rural com a implementação de unidades de produção integrada, agro ecológica e sustentável. A produção destes projetos deverá esta articulada no sistema e comercialização dos programas institucionais, com as feiras locais e regionais e com o mercado regional.


O Secretário Executivo do CONLESTE maranhense OZENILDO CORREIA destacou que este curso é de grande importância, pois a Universidade (a Academia) vai até os municípios levando conhecimento com novos métodos - técnico e cientifico as populações rurais priorizando a juventude, isso possibilitará uma transformação de uma geração estratégia da sociedade. O jovem do campo tem ficado fora do foco, agora esta rede que se constrói inicia-se um grande projeto de possibilidades de desenvolvimento no campo para os municípios e dos territórios rurais. Entendo que construir parcerias envolvendo outros atores e entes, as coisas fiam mais fáceis e o caminho do desenvolvimento fica mais curto e as coisas acontecem.


Destaco ainda, que dos 24 municípios participantes deste curso 13 deles estão localizados no território de atuação o CONLESTE maranhense, é um número expressivo de participantes. Esta edição do curso vai servir como uma vitrine (modelo) para as próximas edições. E o reitor Prof. Dr. Gustavo Costa com o Prof. Dr. Itaan Santos reforçaram da importância da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, em está comprometida com os resultados desta edição do curso para abrir diálogo de planejamento e parcerias para as próximas edições futuras.


Tem muita gente envolvida nesta proposta, acho que vai dar certo e estaremos juntos em todos os momentos deste projeto. O CONLESTE vai manter o diálogo com os Prefeitos e Prefeitas, através das Secretarias Municipais, com os jovens, animando e reanimando, com o BB para garantir recursos de financiamentos dos projetos agroecológicos. Enfim, com todos os órgãos estaduais, federas e com o setor privado. ESTE É UM GRANDE PROJETO DE OPORTUNIDADE DE TARNSFORMAÇÃO DE UMA PARCELA DA SOCIEDADE, Educação no Campo para o empreendedorismo rural.

bottom of page